segunda-feira, 17 de junho de 2013

Você sabe usar as Hashtags?


Que atire a primeira pedra quem não tem aquele amigo que abusa do uso das hashtags no instagram ou é profissional em fazer frases sem sentido com elas. Hashtags é um tema que gera um pouco de polêmica. Há aquelas pessoas que odeiam e até zombam os usuários que não sabem como usá-las e se incomodam com o uso abusivo do símbolo sustenido (#). Mas e você, sabe usá-las corretamente? Se não, saiba mais como tudo funciona.

Por Thiago de Mendonça em 17 de junho de 2013




















As hashtags foram criadas para centralizar assuntos, ou seja, são palavras-chave relevantes ou termos associados a um informação. Simplificando, servem para linkar palavras para determinado assunto - no caso do Twitter - e centralizar fotos para determinado tema - caso do Instagram. No Instagram, por exemplo, se você clicar em uma das hashtags postadas numa foto você será direcionado para um grupo de fotos com aquele tema escrito - daí você diz, todo mundo sabe disso. Acredite, muita gente não sabe.
E, para alguns - até que enfim - foi liberado o uso de hashtags no Facebook. As hashtags na rede permitirão adicionar contexto a um post ou indicar os assuntos mais abordadosA rede social promete que ainda agregará mais ferramentas para as hashtags.

Então, qual a polêmica?

Bom, muitos usuários reclamam do uso, extremamente excessivo, no Instagram com dezenas de hashtags ou o uso delas de forma errada. Por exemplo, determinada pessoa posta uma foto de um carro com as seguintes hashtags: #acabeidelavarmeucarropancadão #meuxodó #meu #tunado #partiucurtição. A não ser que você tenha vários fãs que irão adotar essas hashtags, de nada elas servirão - tecnicamente falando. Outros reclamam do uso no Facebook, exatamente da mesma forma do Instagram, sendo que até pouco tempo a plataforma não aceitava as hashtags e o uso delas tornava-se totalmente sem sentido.

Então, seria um novo padrão da comunicação? Assim como foi com a diminuição das palavras em algumas letras, diminuir as frases em palavras seria a nova tendência?

Talvez, há os que defendem e explicam que é uma maneira de sintetizar uma frase ou brincar com determinada situação em uma única palavra ou conjunto de palavras. Faz sentido, afinal a internet é um lugar livre e os usuários fazem o que acham que é legal, desde que saibam o que estão fazendo e suas consequências.
Acredito que, apesar de ser um lugar livre, os usuários deveriam entender e aprender as funcionalidades de cada rede social ou meio social que está inserido. Saber usar as ferramentas e conhecer a plataforma vai evitar, no mínimo, que você perca seguidores e seja foco de chacotas. Pegando um gancho do Designer Luís Barrelin, "o uso excessivo de hashtags complica a leitura a seus seguidores e dará uma qualidade negativa ao seu conteúdo, até o ponto que perderás seguidores".
Luís Barrelin criou um pequeno infográfico e mostra como usar corretamente o popular símbolo sustenido. Clique na imagem para ampliá-la:



É isso! E você, o que acha desse tema? Costuma usar as hashtags de forma certa ou para você tanto faz?

Designed By Blogger Templates