quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Engajamento nas Redes Sociais - Como difundir sua marca


Por Kalyne Nóbrega em 19 de setembro de 2012

Muito mais importante que apenas divulgar a marca, serviço ou produto nas redes sociais é manter a interação e relacionamento com o público. Grande parte das empresas hoje, ainda utilizam ferramentas como twitter e facebook como um canal unilateral.

Uma pesquisa realizada pelo instituto IBOPE/NETRATINGS revelou que o impacto de uma publicidade nas redes sociais é muito maior que em qualquer outro tipo de mídia. Segundo uma estimativa da empresa de pesquisa e consultoria eMarketer, o gasto das empresas em publicidade nas redes sociais em 2012 foi de US$ 3,93 bilhões. Todo esse investimento é justificado pelo engajamento dos usuários em relação à marca. Mas, o que é engajamento?

Brian Solis, analista de indústria, define engajamento como a forma como a marca e consumidor se conectam e interagem dentro de suas redes de relevância. Em época de mídias sociais isso pode ser traduzido como o consumidor que passa a defender e idolatrar a marca. Quanto mais o usuário curte, compartilha uma postagem no Facebook ou retwita no Twitter, mais o usuário está engajado, mas não somente isso, pois essas são as ações mensuráveis do resultado do engajamento. A emoção que o consumidor sente e o seu envolvimento ao interagir com a marca são dados intangíveis.

Outro fator importante quando se trata de redes sociais é que qualidade supera quantidade. É muito mais valioso possuir alguns usuários que conhecem seu produto, compram e compartilham do que um milhão de seguidores que não possuem nenhum vínculo. (Silvio Tanabe)

Uma vez que a empresa conquista um consumidor engajado, mais receita através de mídia espontânea ela gera. Longe de ser uma tarefa fácil, tornar os usuários em consumidores engajados vai além de investir milhões em publicidade. Antes de partir para essa fase é necessário entender o público-alvo, estudar seus gostos, costumes e preferências.

Não há um “caminho das pedras” a ser seguido, mas as empresas que obtiveram sucesso souberam manter um canal aberto de comunicação, não somente de publicidade, e uma interação principalmente de respeito com seus usuários, sem menosprezar suas ideias e opniões.

Este primeiro artigo foi uma introdução ao termo engajamento e a importância do mesmo. No próximo post, continuando com o tema, darei algumas dicas para incentivar o engajamento e ferramentas de monitoramento.

Confira o segundo artigo - Como aumentar e avaliar o engajamento nas redes sociais

Designed By Blogger Templates