quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Como aumentar e avaliar o engajamento nas redes sociais


Por Kalyne Nóbrega em 27 de setembro de 2012




Continuando com o tema do artigo da semana passada, neste post serão apresentadas algumas dicas para aumentar o engajamento, gerar mais interação nas redes sociais e ferramentas para avaliar se suas postagens estão de fato, atingindo os interesses dos usuários.

Segundo dados do especialista em mídias sociais, Dan Zarrella, em sua pesquisa acerca do fluxo de interação dos usuários do Facebook as postagens com fotos são as que geram mais número de curtidas, compartilhamentos e comentários. A pesquisa revelou também que os melhores horários para postar atualizações são nas primeiras horas do dia durante a semana e no final do dia com pico às 8 horas da noite. Os melhores dias são sábados e domingos. Todos os dados podem ser conferidos neste infográfico.

Dicas

Não existe uma fórmula mágica para o sucesso nas mídias sociais, mas as dicas a seguir irão melhorar o relacionamento com os seus usuários e consequentemente aumentar o engajamento.  

1. Mantenha as atualizações focadas nos interesses do público-alvo: 

O primeiro passo para conseguir usuários mais engajados é avaliar o perfil dos usuários que você pretende atingir. Essa pesquisa é essencial para direcionar as postagens aos temas de interesse do público. Quanto mais interessante para o seu usuário maiores serão as interações obtidas.

2. Diversifique o conteúdo
Evite tratar demasiadamente de um mesmo tópico, amplie os assuntos e utilize as diferentes formas de compartilhar conteúdo, como um vídeo, por exemplo.

3. Esteja sempre próximo ao usuário
Ao manter contato, respondendo mensagens, por exemplo, os usuários sentirão que sua opinião é valorizada e os estimulará a sempre postar comentários na sua página. 

4. Incentive e movimente
Ofereça recompensas em promoções e sorteios que incentivem a curtir sua página no Facebook ou seguir no Twitter. O importante não é apenas a participação do seu público mas atrair novos usuários para a sua rede.

5. Monitore
Acompanhar o fluxo de interação do seu público é imprescindível para verificar quais pontos precisam ser melhorados, qual tipo de conteúdo obteve maior resposta e principalmente conhecer melhor os gostos dos usuários.

Ferramentas

A seguir algumas ferramentas que irão possibilitar que você monitore e possa fazer uma análise dos resultados das interações com os usuários.

Google Analytics
Possui diversas métricas, indicadores e uma grande quantidade de informações de análise das redes sociais. O site Digitais do Marketing fez um tutorial ensinando a configurar a sua conta do Google Analytics para medir o tráfego das redes sociais.

Insights
Ferramenta gratuita disponibilizada pelo Facebook em que você pode acompanhar o desempenho da sua página e verificar qual postagem obteve maior número curtidas, comentários e compartilhamentos.
How Sociable
Ferramenta de monitoramento que indica as diversas redes e pontos de contato (interações) da marca dentro das redes sociais. Ele também faz uma pontuação por pontos de contato, quanto maior a pontuação maior a interação com a marca e melhor o posicionamento na internet.
Klout
Ao cadastrar as mídias sociais ele faz uma análise das interações dos perfis.
Neste link você pode conferir mais ferramentas e descrições mais detalhadas acerca de cada uma.
E você, tem mais alguma dica ou ferramenta para compartilhar? Dê sua opinião!


Designed By Blogger Templates