terça-feira, 18 de setembro de 2012

Aprendendo C de forma descomplicada


Site reúne vídeo-aulas para o estudo da linguagem C de uma forma bem detalhada.


C de forma descomplicada


O portal Programação Descomplicada é um projeto do professor Dr. André Backes, da Universidade Federal de Uberlândia, juntamente com dois alunos de graduação do curso de Sistemas da Informação. A ideia nasceu com o objetivo de acrescentar, extra-aula, um conteúdo de qualidade e minimizar os índices de reprovação nas disciplinas que envolvem programação, já que, na maioria das vezes, os alunos se limitam ao uso de apostilas e materiais sucintos
O Indicativo Web conversou com o professor responsável e conseguiu algumas informações de como funciona e quais as perspectivas para o futuro do site, confira!

A ideia como surgiu? Ela foi sua? 
Vivemos uma sociedade mais digital, dominada por redes sociais, youtube, etc. Isso tudo torna meio maçante para os alunos as aulas dentro de uma sala de aula. Principalmente programação, onde além do problema de ter a atenção do aluno na sala de aula, a maioria dos livros e apostilas costumam ser muito técnicos e prejudicam o aluno iniciante. Essa idéia de preparar vídeo aulas surgiu entre conversas com outros professores.  Seria uma forma de tornar mais atrativo o material didático, facilitar o aprendizado, além de permitir o acesso a qualquer um e não apenas a quem cursa uma faculdade.

Quem são os envolvidos no projeto? 
Nesse projeto estão envolvidos dois alunos da graduação, além de mim. Os alunos cuidam da parte de edição dos vídeos, enquanto eu preparo o material e ministro as aulas. A participação de alunos ajuda a manter um processo de feedback da qualidade da aula. Se a aula não está legal, basta melhorar o material e filmar de novo.

Tiveram muitas dificuldades? Quais?
Dificuldades sempre ocorrem. Estamos usando uma lousa digital, e no começo foi difícil utilizar ela adequadamente no projeto. A captura do áudio e iluminação poderiam ser melhores, mas infelizmente não dispomos de um estúdio para isso, apenas uma sala de aula. Apesar das dificuldades, podemos dizer que o resultado ficou muito bom.

Quais as perspectivas para o futuro? O site se resume só a linguagem C ou abordarão outras linguagens?
Ainda não temos previsões para o futuro. Temos que terminar a linguagem C primeiro. Fazer outra linguagem é uma idéia interessante. Porém, muito de linguagens como C++, Java e C# se parece com C, então não faz muito sentido fazer um curso inteiro de Java do zero.  Talvez fosse interessante um curso de orientação a objetos dessas linguagens, ou uma outra disciplina de computação como estrutura de dados.

O site ainda disponibiliza uma apostila, criada pelo próprio professor André Backes, onde aborda um passo-à-passo com vários exemplos, imagens, tudo para facilitar o aprendizado e a compreensão. Para complementar os estudos, aconselho a adquirir o Livro Linguagem C - de Luis Damas - Editora LTC - livro muito bem elaborado e que com certeza irá te ajudar bastante.

Quer um conteúdo diferenciado e interessante? Curta nossa página no Facebook ou siga-nos no Twitter!

Designed By Blogger Templates