segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Criando um pendrive bootável


Graças aos netbooks e notebooks ultrafinos, foi necessário criar uma forma para a instalação de sistemas operacionais nesses dispositivos - já que esses equipamentos não trazem leitores de CD/DVD.
Mostrarei algumas alternativas para resolver esse problema e criar um pen drive bootável. Lembre-se de salvar todos os arquivos do seu pendrive, ele será formatado.



Se o seu objetivo é instalar distribuições linux, o Unetbootin pode te ajudar. Ele permite criar discos de boot Live USB para Ubuntu, Fedora e outras distribuições Linux.

Acesse o site http://unetbootin.sourceforge.net/ e baixe a versão mais atual. É necessário ter a imagem ISO do sistema linux que você quer instalar, baixe o S.O que deseja e transforme em uma imagem ISO.


Após isso, basta escolher o drive usb do seu pen drive, selecionar Imagem de Disco e navegar até a imagem criada da distribuição Linux, click em OK e aguarde.

O Software da Microsoft foi lançado especialmente para os usuários do Windows 7 que desejam instalar seu S.O pelo pendrive. O programa é bem simples e guia o usuário através de alguns assistentes de instalação.
Após baixar e instalar o programa, aparecerá a janela para você indicar o local da imagem ISO, siga o assistente e conclua o procedimento.


  • Criando um pen drive bootável através do prompt de comando do Windows.
Os softwares mencionados anteriormente podem não funcionar e não criar o desejado pendrive bootável, devido a incompatibilidade com os pendrives ou algo similar. Esse método, através do prompt de comando, é um pouco mais complicado, porém, é garantia que funcionará. Siga os passos exatamente como mostrado, alterando onde é pedido e tudo ocorrerá bem. 



  1. Com o pen drive conectado em seu computador, click no Menu Iniciar e na caixa de pesquisa digite cmd ou simplesmente pressione a tecla Windows + R e digite cmd e aperte Enter.
    2.  Na janela que se abre, digite diskpart seguido de Enter. Obs.: Após cada comando, pressione      Enter para que a ação seja concluída. O Diskpart é o utilitário do Windows para manipulações de  partições.



    3. Digite list disk. Aparecerá os discos conectados ao seu computador. Geralmente o disco 0 é o HD da sua máquina, tenha cuidado e verifique qual é o disco do seu pen drive.

    4. Digite select disk 1. Esse comando selecionará o pen drive. Obs: Substitua o número 1 pelo o disco referente ao seu pen drive.


     5.  Digite clean. Esse comando limpará seu pen drive.

     6. Digite create partition primary. Será criada uma partição primária.

     7. Digite active. Esse comando tornará a partição ativa.

     8. Digite format fs=NTFS quick. Formatará o dispositivo com o sistema de arquivo NTFS.

     9. Digite assign. Onde será atribuído uma letra de unidade ao pen drive.

    10. Digite exit. O comando sairá do Diskpart e retornará ao prompt.

 Por fim, para confirmar que o pen drive tornará bootável, insira o DVD do Sistema Operacional e  navegue até a pasta boot. No meu computador, a letra E: está atribuída ao aparelho de DVD, confira a sua.

    Digite E: para acessar a unidade de DVD.
    
    Digite cd boot para entrar na pasta boot.

   Digite bootsect /nt60 E: Não esqueça da letra referente ao  seu pen drive e dos dois pontos. Esse comando definirá o dispositivo bootável. Agora é só copiar todos os arquivos do DVD do Sistema Operacional e fazer a configuração e instalação. 

  Gostou? Deixe seu comentário e siga-nos no twitter.
   

Designed By Blogger Templates